Você no início deve se perguntar se realmente gosta de voar. Muitos gostam de avião, mas não entram em um e não voam nunca, o que não quer dizer que seja um obstáculo, entretanto muita gente se decepciona e abandona a carreira bem no início. A pergunta que fica é: vale à pena?
Antes de mais nada, vou fazer quatro perguntas, antes de continuar...
1) Estou ciente das dificuldades que irei enfrentar e que serão muitas?
2) Estou preparado ou estou disposto a fazer isso para enfrentar desafios que vão ir além da minha imaginação?
3) Estou ciente de que essa atividade vai tomar no mínimo 85% da minha vida?
3) Estou ciente de que essa atividade vai tomar no mínimo 85% da minha vida?
4) Estou disposto a sacrificar uma grande quantia de dinheiro em prol desse objetivo?
Uma vez de acordo com isso vamos ao passo seguinte...
Antes de sair com um Boeing 737 céu afora você precisa de uma licença básica, que é a sua licença inicial, a de Piloto Privado/VFR. Essa licença tem três normas básicas...
1) Você pode voar, mas não pode ser remunerado...
2) Teoricamente você só pode voar em tempo bom. (mas sabe-se que tem muita gente que desobedece a essa norma).
3) Você não pode executar procedimentos IFR, total ou parcialmente, a menos que seja estritamente necessário...
Mas para isso, primeiro você precisa de três coisas...
1) Ter um CCF (Certificado de Capacitação Física) válido - atestando oficial que comprova que você está física e mentalmente aprovado para vôo. O exame é corriqueiro e demorado, mas esse ainda é o menor dos seus problemas...
2) Fazer o curso teórico e passar na Banca (prova) de PP exige muito estudo e dedicação. Tendo isso satisfeito, não precisam se preocupar tanto, pois só depende de você...
3) Obter o dinheiro para fazer as horas do PP, essa que é a parte difícil...
Para obter o CCF, você precisa saber que em algumas capitais de alguns estados há um hospital credenciado a realizar os exames. Normalmente se faz nos Hospitais da Aeronáutica e em alguns outros médicos privados. Esse pessoal aí faz os exames para que você tire seu CCF. O mais complicado é que para tirar o CCF, hoje em dia, você poderá levar até três meses batalhando para concluir os exames, sem contar com a lista de espera na fila dos exames.
Existem 2 classes de CCF:
2ª Classe - Válida por 2 anos.
1ª Classe - Valida por 1 ano (até 40 anos de idade) e válida por 6 meses (acima de 40 anos).
DIFERENÇAS:
2ª Classe PP: Somente para Piloto Privado ou Piloto Desportista.
1ª Classe PC: Para Piloto Comercial.
1ª Classe PLA: Para Piloto de Linhas Aéreas.
Prepare seu bolso porque inicialmente você vai ter de gastar 800 reais para tirar o CCF e ter que renovar a cada dois ou um ano (com valor mais baixo).
Uma vez com o CCF em mãos, você já pode fazer o teórico ou tê-lo durante as aulas teóricas. O curso de Piloto Privado são em cinco matérias:
1ª - Navegação Aérea Para Piloto Privado
2ª - Meteorologia Para Vôo VFR
3ª - Regulamentos de tráfego Aéreo PP
4ª - Conhecimentos Técnicos e Motores
5ª - Teoria de Vôo de Baixa Velocidade (Aerodinâmica)
Após o término do curso de Piloto Privado, você estará apto a fazer a Banca na ANAC. As provas dessa banca são as mesmas cinco matérias descritas acima, com 20 questões cada matéria. Cada questão vale ½ ponto. Você para passar em cada matéria tem que tirar, pelo menos, nota sete (7,0) ou acertar 14 questões. Existe a segunda época, bastando apenas passar em três, quatro matérias, para poder repetir somente a matéria que ficou pendente. Atualmente as bancas ocorrem em Abril/Agosto e novembro, e a inscrição custa R$ 50,00 por matéria.
Uma vez com as cinco matérias aprovadas chegou a hora do vôo. E aí é bom ter disponível uma boa economia ou seu relacionamento com seu pai estar muito bem, pois você vai precisar...
Para ter a licença do PP/VFR você precisará de, no mínimo, 35 horas de voo. Esse é o mínimo, porque muitas vezes você poderá precisar voar mais, dependendo do seu desempenho, até umas 40 horas de voo. Para que você não tenha problemas nessas horas você vai ter de fazer o seguinte:
- 25 horas de vôo local.
- 1 hora de vôo solo (Você voa sozinho, sem o instrutor).
- 7 horas de navegação (você viaja de uma cidade para outra, ida e volta).
- 7 horas de repasse.
Ao final do curso prático, já aprovado (checado Piloto Privado) prepare um bom churrasco aos “novos amigos” da aviação porque você vai precisar dessa amizade mais adiante...
Aí você vai para o vôo final de cheque (avaliação de perícia de voo). Nessa fase, não se preocupe, pois não é como no DETRAN, o avaliador normalmente está muito bem intencionado com você e sempre tem a intenção de ajudar, lhe aprovando...
Uma vez com a licença de Piloto Privado em mãos, você pode tomar dois rumos distintos: continuar como Hobby ou como profissão... Se seu negócio for só Hobby, você pode parar por aí. Junte uma grana e compre seu próprio avião... Agora se você quiser seguir carreira de piloto profissional vamos à próxima etapa: a habilitação de Piloto Comercial.
Novamente você terá de tirar um novo CCF. Dessa vez o CCF de 1ª classe. Os gastos são os mesmos do CCF de PP. Depois disso você vai ter de fazer um novo curso, estudando as mesmas cinco matérias novamente, mas um pouco mais apimentadas no conteúdo. Agora há uma diferença:
Curso de PC/VFR? (Piloto Comercial e VFR) Ou
Curso de PC/IFR? (Piloto Comercial e IFR)
PC/VFR - Você pretende voar com remuneração, mas sua intenção é a Aviação Agrícola ou você mora em uma área onde durante os 365 dias do ano só faz tempo bom? Então esse é o seu caso.
PC/IFR - Seu negócio é voar em tudo que é condição? Então faça esse aqui...
Se você escolheu o PC/VFR sua banca vai ficar mais fácil visto que basicamente será um Piloto Privado mais aprimorado. Agora, se você vai fazer o PC/IFR prepare-se para estudar muito mais do que o curso anterior.
Você gosta de matemática entrando nos seus sonhos? Pois é, o curso de IFR vai fazer isso com você. Divertido, emocionante, bom para impressionar leigos e as garotas sexy do seu convívio, o curso de IFR vai fazer você aprender por osmose folhas e mais folhas de procedimentos de aproximação por instrumentos, decifrar números e tagarelar feito um cientista, sonhando com um cronômetro em seu pescoço...
As matérias são as mesmas do curso de Piloto Privado, mas bem mais aprofundadas:
1ª - Meteorologia para vôo IFR.
2ª - Regulamentos de Tráfego Aéreo para Voo IFR
3ª - Teoria de Vôo de baixa e alta Velocidade
4ª - Conhecimentos Técnicos e Motores (com motor à reação adicionado)
5ª - Navegação Aérea para Vôo IFR (totalmente diferente do curso de PP, Você vai ficar viciado em cálculos. A matéria é mais divertida, pois exige muito estudo e dedicação acima do normal)
Uma vez concluído o curso de PC/IFR, novamente você irá ter de fazer uma nova Banca na ANAC. Os gastos e a forma é a mesma da banca anterior.
Agora chegou a parte das horas de vôo para PC/IFR. Para checar o exame de Piloto Comercial, você precisará de mais umas 110 horas (no mínimo), totalizando 150 horas totais (caso você opte por voar em aviões de aeroclubes. Se a grana tiver curta, você vai precisar daquele “novo amigo” que participou de seu churrasco (lembra do que falei mais acima?). Você também precisará voar, mas desta vez umas 160 horas em aviões monomotores como co-piloto free-lancer (sem remuneração). O exame de PC aqui está satisfatório com 200 horas de vôo.
No PC/VFR, das 150 totais que você vai ter que voar:
- 50 horas no mínimo terão de ser em Navegação.
- 5 horas mínimas de vôo Noturno.
- 5 horas mínimas de vôo IFR para te dar algum conhecimento básico.
- E as horas restantes você usa como quiser.
No PC/IFR, das 150 horas que você vai ter que voar:
- 50 horas no mínimo terão de ser em Navegação.
- 5 horas mínimas de vôo Noturno.
- 20 horas no mínimo de vôo IFR (treinamento real).
- E o resto das horas você usa como quiser.
OBS: Você irá necessitar de mais 25 horas de simulador, homologado pela ANAC.
Uma vez com tudo isso aí satisfeito, vem outro vôo de avaliação. No exame final de PC/VFR: igual ao de PP/VFR, só mais um pouco de aprimoramento será exigido. Aqui a carga de exigências por parte do examinador (checador) começa a aparecer. No exame final de PC/IFR: Você vai ser avaliado em um procedimento IFR. O Examinador vai lhe ajudar somente no que ele achar conveniente.
E FEITO - LICENÇA DE PILOTO COMERCIAL NO BOLSO – PARABÉNS !!!!!
Qualquer coisa pergunte... Algumas dicas? Sim, vão aí algumas dicas:
1 - Não importa o avião que você quer fazer o curso prático de Piloto Privado, faça no avião mais barato (Aeroboero ou Paulistinha), a não ser que você nasceu virado pra lua e dinheiro para você não é problema. Não ligue para os "boyzinhos" do aeroclube, que só voam de Corisco e Tupi, não tente impressionar ninguém, você voa para você, não para os outros. Voar de Paulistinha ou de Corisco, não vai fazer de você melhor ou pior do que os outros.
2 - Dinheiro não cai do céu (não mesmo). Se a grana estiver curta, vá trabalhar. Ganha sua própria mesada, abra uma poupança e vá colocando tudo o que der. Pensa 4, 5 ou 6 vezes antes de sair para as balada e torrar 300 ou 400 reais, eles podem faltar. Como você está de relação com seu pai? Tomara que esteja boa, pois você vai precisar dele, então faça por merecer...
3 - Não pense que a aviação que “tudo são rosas” (mas não é mesmo). O caminho é muito difícil. Prepare-se. Você vai ter que trabalhar como um condenado. Seu nome vai ser “Trabalho” e seu sobre nome será “Hora Extra”. Se precisar, peça uma vaga de ajudante de hangar no aeroclube ou no controle de voo. Talvez você até consiga, nem que seja por nada, umas horas em troca desta ajuda. Se você estiver pensando: "Ah, vou tirar minhas carteiras e depois vou voar na TAM, GOL ou naquele Táxi Aéreo, ganhar 15 mil por mês , trabalhar pouco, conhecer o mundo inteiro, etc." (NANANINANÃO, tire o cavalinho da chuva). Para chegar nas "grandes companhias" você ainda vai ter que ralar muito, vai voar bastante em aviões de “amigos”, em táxi aéreo, voar malote, aviões particulares, e quase sempre sem receber nenhum tostão. Se entrar na aviação pensando em ganhar muito dinheiro, pode esquecer, dessa forma você nunca chegará ao cockpit de um Boeing.
4 - Na aviação comercial, além das horas de vôo é sempre bom conhecer pessoas, fazer “boas amizades”. Você vai precisar muito delas um dia. Já com o PC checado, quem sabe essa pessoa precise de um co-piloto ou tenha que recomendar alguém, ou seja, com 150 horas de vôo é difícil um emprego. É sempre bom ter pessoas conhecidas no meio. Imagine você se um dono de avião vai gastar centenas de milhares de reais na compra de um avião e dar para um simples piloto, sem experiência alguma de vôo e confiar neste piloto seu patrimônio. Sem contar com a vida desse próprio empresário. Por enquanto, esqueça a idéia de ganhar dinheiro. Até aqui, você só vai gastar.
5 - Só com o curso de Piloto privado você não poderá trabalhar com remuneração!
6 - Para começar a entrar na área profissional, tenha em mãos, pelo menos, o PC teórico e algumas horas de vôo IFR (vôo por instrumentos). Se você conhece alguém que tem avião ou faz vôos particulares, você pode tentar voar na direita com ele, como co-piloto. Lembrando que “quem voa de PC em avião particular, precisa de 200 horas para checar o PC”, mas se for voar de forma regular, você não terá problemas. Por isso, tente fazer boas amizades, com pessoas certas e se interesse por alguma oportunidade que lhe for dada.
7 – DINHEIRO ? - No começo você não vai ganhar bem, ao contrário, se bobear você vai voar de graça para acumular horas de voo, e não se espante, isso é mais normal do que você imagina. Pergunte aos Comandantes de Linha aérea como eles fizeram sua horas iniciais? A grande maioria foi assim, VOANDO DE GRAÇA. Não seja bairrista, se aparecer uma oportunidade no Acre e você mora em São Paulo, não pense 2 vezes, arrume sua mala e corra para lá. Não fique escolhendo emprego só pelo local ou o salário. Você está precisando. Enquanto você faz pouco caso das poucas oportunidades, tem um monte de pilotos querendo o mesmo, pense nisso.
8 - NÃO DESOBEDEÇA AS REGRAS PARA GANHAR HORAS DE VÔO - Se você não tem habilitação para um determinado equipamento ou para um determinado procedimento (principalmente IFR) ou se não tem habilitação para voar em qualquer tempo (chuva, de noite), não arrisque, ou seja, se você não pode voar IFR, não de uma de super-herói, não voe IFR. Não arrisque sua vida e a dos outros só pra ganhar hora de vôo ou só para fazer graça. SE NÃO SABE - SE NÃO TEM O DETERMINADO TREINAMENTO - NÃO O FAÇA. Na hora em que você estiver pronto para assumir um avião sozinho, aparecerá boas oportunidades para tal. Não tente apressar esta fase.
9 – O MAIS IMPORTANTE DE TUDO É... QUANDO VOCÊ FOR UM BOM COMANDANTE, NUNCA ESQUEÇA QUE UM DIA VOCÊ TAMBÉM PRECISOU VOAR SEM REMUNERAÇÃO E ADQUIRIR EXPERIÊNCIA DE VOO. NUNCA ESQUEÇA QUE SEMPRE HAVERÁ ALGUÉM PRECISANDO DE SUA AJUDA. AJUDE QUEM QUER QUE SEJA E NÃO PEÇA NADA EM TROCA. SEJA HUMILDE COM ESSE ATO. ESTA SERÁ SUA MELHOR DÁDIVA DE VIDA.
ola, entao no caso de piloto privado, eu nao poderia de jeito nenhum ganhar dinheiro ??, nem puxando faixa em praias, irrigando plantações, nem nada ??...só serve pra pilotar e gastar dinheiro com combustível ??
ResponderExcluir....muito as informações para que precisar ter uma noção para iniciante ...parabéns fica dica
ResponderExcluir....muito boas as informações para que precisar ter uma noção para iniciante ...parabéns fica dica
ResponderExcluirExcelente! Sou aluna de PPA instrução. Estou no início. Sou velha já, quase aposentando do serviço público, mas realizando um sonho de vida. Não quero parar de trabalhar. Sou ambiciosa, vou lutar para conseguir companhia aérea, mesmo velha. To apostando num boom na aviação e até velho vai valer (eu, kkkkkkk). É assim que vivemos, apostando no impossível. Mas se começa devagar, às vezes se achando incapaz, com vontade de desistir...mas há um dínamo, uma turbina na alma que não deixa...coisa de quem veio para ser piloto mesmo, ainda que tarde na vida. Amo de paixão a aviação. Por mim, nem descia, ficava lá em cima...
ResponderExcluirMuito bom, tenho 14 anos e com 17 quero começar o curso de Piloto Privado.
ResponderExcluirShow de bola as dicas e informações, tanto formais quanto informais que é a realidade, realmente faz o camarada pensar mais o primeiro passo e indicio de que poderá sim conseguir e nao olhar para as dificuldades e desistir logo de inicio ou no meio ou ainda no final, não pode desistir nunca. vamo que vamos
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